top of page
Buscar
Foto do escritorGabriella Vasconcellos

Peeling de Fenol e o perigo de procedimentos estéticos realizados por profissionais não habilitados.


O Caso mais recente de procedimento estético realizado por profissional não habilitado que esteve em quase todos os meios de comunicação do Brasil foi um peeling de Fenol 88%. O nome peeling pode parecer inocente e remete a um procedimento não invasivo, uma máscara aplicada para melhora da pele. É o que muitos acreditam. No entanto, mesmo um peeling pode ter suas complicações, dependendo da substância utilizada, sua capacidade de toxicidade e sua capacidade de penetração, se superficial, média ou profunda.

O peeling de fenol é conhecido há décadas na dermatologia e sempre foi um peeling profundo, com possibilidade de complicações sistêmicas e no local aplicado. A possibilidade de toxicidade faz com que seja um peeling indicado em casos específicos e sempre realizado em centro cirúrgico, com o paciente monitorizado. Apesar de sua capacidade de melhora importante de rugas profundas que supera até alguns lasers, tem a possibilidade de complicações graves o que sempre me fez achar que o risco não compensa os benefícios e optei não realizar em meus pacientes.

Claro que é impossível que algum leigo, alguém que não estudou para entender essas informações, saiba de fato o que é cada peeling e de que forma ele pode agir. Assim como acontece com outros procedimentos estéticos. Sendo assim, não é possível que um paciente saiba definir que peeling ou procedimento estético seria melhor para corrigir ou atenuar uma queixa estética. O ideal é que um médico dermatologista avalie suas queixas e defina os melhores tratamentos para cada paciente, de forma alinhada a suas expectativas.

O "boom" de profissionais na área do embelezamento, médicos e não médicos é assustador. A procura de profissionais em mídias sociais também. A mídia social é um veículo de comunicação e interação fantástico se bem utilizado. Mas, sabemos também que pode ser perigoso. Gosto das mídias sociais como uma forma de trazer informações médicas ao paciente. E é assim que somos orientados como profissionais de saúde a usar as redes em perfis profissionais.

Nunca decida tratar uma doença ou realizar um procedimento, estético ou não, baseado única e exclusivamente em perfis profissionais de redes sociais. Sabemos que ali a maior parte mostra e posta somente o que quer e o que deu certo, o que é bonito e nem sempre a realidade. Verifique sempre se o profissional é habilitado a realizar aquele procedimento, se está registrado em conselhos das referidas especialidades nas quais se apresentam. Não se seduzam por antes e depois de mídias. Até pouco tempo o CFM nos proibia de postar antes e depois e atualmente quando feito tem regras rigorosas, por isso opto não postar na maior parte das vezes. Não minimize as possibilidades de complicações possíveis com procedimentos estéticos e esteja com um profissional que saiba resolve-las.


Dra. Gabriella Vasconcellos

Dermatologista especialista SBD

CRM 52-77535-5

15 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


jxulrich
Jun 14

O que leva uma pessoa a fazer um procedimento tão arriscado?

Like
bottom of page