top of page
Buscar
  • Foto do escritorGabriella Vasconcellos

Toxina Botulínica: vantagens além do tratamento das rugas!

Que a toxina botulínica é um dos tratamentos mais desejados nos consultórios de dermatologia todos já sabem. Que sua principal ação em "paralisar" temporariamente músculos onde aplicada atenua nossas rugas já formadas também! Mas, além disso, a toxina botulínica apresenta funções e vantagens que vão muito além, não só no campo dos tratamentos de rejuvenescimento mas, em diversos tratamentos importantes no conforto e bem estar dos pacientes.

A toxina botulínica tem como principal vantagem, quando falamos em envelhecimento, a prevenção! Por isso, não existe uma idade padrão para início do uso da toxina botulínica, mas sim o uso de bom senso para que seja iniciada em um momento ideal para previrmos a formação das ruguinhas que podem incomodar futuramente como àquelas ao redor dos olhos, na testa, a ruga do bravo ( glabela) entre outras.

Outra aplicação que poucos conhecem é feita no terço inferior da face e pescoço, para evitar e tratar a flacidez e perda de contorno facial, que tanto incomodam, geralmente a partir dos 35 - 40 anos. É uma queixa comum, principalmente em mulheres a partir dos 35 anos, a "face caída" ou o notar envelhecimento e a flacidez da região quando olha para baixo e vê sua imagem no celular ou em uma foto. Existem pontos específicos que podemos tratar no contorno da face e músculo Platisma ( no pescoço) evitando e melhorando o contorno facial com ótimos resultados.

E muito além da estética, a toxina botulínica também é aplicada na dermatologia para tratamento de sudorese excessiva nas mãos, pés, axilas, e couro cabeludo. Os resultados são excelentes, com duração de cerca de 6 a 8 meses ( maior que para fins estéticos) trazendo muito conforto para o paciente que sofre com hiperidrose e bromidrose.

Outras aplicações muito válidas também realizadas em consultório de dermatologia são: aplicação para tratamento de enxaqueca (em casos já diagnosticados pelo neurologista), tratamento da dor persistente pós herpes zoster, refratária a outros tratamentos ( neuralgia pós herpética), trazendo alívio e qualidade de vida de volta ao paciente, tratamento de espasmos e assimetria na paralisia facial.

Em todos os casos, a avaliação individual de cada paciente, de suas queixas, expectativas e necessidades é fundamental para o planejamento e aplicação da toxina botulínica!


Gabriella Vasconcellos - Dermatologista




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page